Assistimos diariamente a uma subida generalizada dos preços, principalmente dos bens de primeira necessidade. Muitos comerciantes adotaram uma estratégia conhecida por “Reduflação”,  mas em que consiste?

A reduflação, ou ‘shrinkflation’, em inglês, é um termo “relativamente recente” e consiste numa técnica “usada pelas marcas já há algum tempo (na segunda metade do século XX) perante cenários de um crescente custo de produção ou da própria evolução do produto”, conforme explicou a diretora de Insights & Strategy, Sofia Vieira.

Esta técnica compreende o aumento do custo por unidade ou por quantidade, ou seja, “o custo da embalagem mantém-se, mas o seu conteúdo diminui”, conforme referido pela responsável, sendo mesmo já identificados “vários casos de ‘shrinkflation'” em Espanha, nomeadamente em cosmética e perfumaria, mas também na alimentação.

Em Portugal não há ainda nenhum caso identificado, contudo torna-se expectável que haja marcas a fazê-lo devido à inflação que se faz sentir a vários níveis”, referiu Sofia Vieira.

Por isso torna-se necessário alertar o consumidor!

Este fenómeno tem levantado questões devido à sua legalidade e ética, segundo Rui Rosa Dias, professor do Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School (ISAG-EBS) em declarações à agência Lusa: “Ilegal não é, agora é pouco ético, havendo mesmo falta de transparência”. Ressalta ainda, “o consumidor tem de estar alerta, ir à procura de informação e ponderar. Guardar os talões, fotografar rótulos, pedir esclarecimentos e manifestar o seu desagrado junto dos gerentes de loja. Todo este ambiente tem de ser estimulado para que a relação crítica venha ao de cima”.

A reduflação afeta o poder de compra dos consumidores, pois com o mesmo dinheiro compra uma quantidade menor de produtos, ou seja, para comprar exatamente a mesma quantidade de antes, vai gastar mais dinheiro. Posto isto aconselhamos a que esteja mais atento nas idas ao supermercado e faça comparações, para isso poderá utilizar a aplicação que já falamos anteriormente AQUI.

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