O Movimento dos Peritos Avaliadores de Imóveis (MPAI) encontra-se a promover a suspensão das avaliações para bancos até ao dia 3 de abril. Este movimento é um protesto contra práticas recorrentes, reclamar melhores remunerações e mais tempo para execução dos processos de crédito.
“O MPAI está a promover a suspensão das avaliações para os bancos durante esta e a próxima semana: entre os dias 19 de março e 3 de abril de 2022”, refere o movimento em comunicado.
Entre as práticas recorrentes que a associação reprova, indicam o facto de os relatórios de avaliação serem executados em “ferramentas online (portais de avaliação muitas vezes detidos pelas instituições bancárias), editáveis pelos vários intervenientes”, sendo “suscetíveis de alterações por parte dos intermediários sem conhecimento do perito avaliador responsável pela avaliação”.
Contestam ainda os prazos de execução que são impostos aos peritos, assegurando que não são “compatíveis com o tempo necessário para uma análise técnica cuidada”, já que “na sua maioria impõe prazos de um a três dias para a receção/realização/entrega do relatório de avaliação sob penalizações remuneratórias”.