Posso fazer um crédito para pagar outros?

Janeiro 7, 2021 0 Por admin

Fazer um crédito para pagar outros é uma solução que surge muitas vezes como solução para ganhar alguma folga orçamental nas famílias.

Se pondera fazer um crédito pessoal para poder pagar outros, tenha presente que o prazo máximo é agora de sete anos. Por isso, deve apenas incluir dívidas com cartões de crédito ou créditos pessoais de prazo mais reduzido, como crédito para compra de um computador ou obras em casa, por exemplo. No caso de um crédito automóvel, por exemplo, pode não ser tão fácil porque se o prazo for superior a sete anos, terá que o condensar nesse período, obrigando a uma maior taxa de esforço. E o crédito pode, por isso, nem ser aprovado.

Custos de fazer um crédito para pagar outros

Fazer um crédito para pagar outros envolve custos. Deve fazer as contas com as referências que fazemos a seguir, antes de tomar a decisão.

Por um lado, analisar os custos de amortização dos créditos antigos, tendo por referência:

  • 0,5% do montante do capital reembolsado, se faltar mais de um ano para o fim do prazo previsto do contrato;
  • 0,25% do montante amortizado, se estiver a menos de um ano do fim do prazo previsto.

Por outro, deve somar os custos que terá com o novo crédito: despesas de processo, comissões e seguros associados. 

Se ainda assim o montante que vai conseguir poupar com a redução de juros (deve analisar especificamente a TAEG) for superior a estes custos, então fazer um crédito para pagar os outros é uma boa escolha.