Para muitos criar o seu próprio negócio é um sonho, revestido de grandes dificuldades na hora de passar para a ação.

O medo apodera-se da mente e muitas vezes a falta de dinheiro entrava a concretização. Mas será efetivamente o medo ou a falta de dinheiro um problema real?

Vai permitir que o medo o impeça de avançar?

Os verdadeiros empreendedores conseguem ultrapassar esta barreira, através de uma característica fundamental ser empreendedor, porque antes de querer é preciso ser!

Ser implica sentir-se desde já a realizar aquilo que tanto ambiciona, o seu verdadeiro propósito de vida.

Se já identificou aquilo que é muito bom a fazer, o que o impede de avançar?

Sair da zona de conforto requer sabedoria e ninguém está totalmente pronto para começar.

Dê o primeiro passo através da identificação do tipo de negócio que pretende abrir com base naquilo em que você é muito bom a fazer, eliminando ideias de negócio que não tenham a ver com o que você faz muito bem.

Identifique as habilidades que precisa aprimorar e estudar identificando de 1 a 5 os seus pontos fracos, dentro da seguinte lista:

  • Relacionamento com pessoas
  • Organização de ideias
  • Estabelecimento de metas
  • Planeamento financeiro
  • Recrutamento

 

Vença o medo, siga a sua missão de vida com foco, disciplina, motivação, resiliência e nunca esqueça o desejo de inovar, bem como o aperfeiçoamento constante.

Estude e aperfeiçoe-se, a falta de confiança relativamente aos conhecimentos que tem podem fazê-lo hesitar, contudo nada melhor que estudar adquirindo as competências mais relevantes mesmo antes de iniciar, as outras, aperfeiçoa à medida que avançar.

Elabore um plano de negócios, todo o projeto com sucesso inicia-se com um bom planeamento, planeie com base em cenários mais rentáveis e menos rentáveis. Elaborar um plano de negócios significa demarcar o seu plano de ação, sabendo que este obedece a uma determinada estrutura: sumário executivo; histórico da companhia e/ou dos promotores; mercado subjacente; nova ideia e o seu posicionamento no mercado; projeto/produto/ ideia; estratégia comercial; gestão e controlo do negócio; investimento necessário; projeções financeiras / modelo financeiro.

Para saber como fazer aceda aqui (guia explicativo do IAPMEI)

 

Formalidades para criação da empresa, criar uma empresa é bastante simples, podendo mesmo fazê-lo via online, para criação de empresas nas modalidades de sociedade por quotas, unipessoal ou anónima.

O processo designa-se por “Empresa na Hora”, sendo bem mais célere do que o método tradicional os interessados não necessitam de obter previamente o certificado de admissibilidade da firma junto do Registo Nacional de Pessoas Coletivas.

Não é necessária a celebração de escritura pública, isto porque no momento da constituição é comunicado o código de acesso ao cartão eletrónico da empresa. O número de identificação referente à Segurança Social fica desde logo na posse da empresa, bem como o pacto social e o código de acesso à Certidão Permanente do registo comercial (disponível pelo prazo de três meses).

Quanto ao registo do contrato da sociedade, pode ver a publicação do mesmo em https://publicacoes.mj.pt/, sendo o mesmo de acesso gratuito e público.

 

A criação de uma empresa pelo método tradicional pode ser feita no Balcão do Empreendedor (BdE), o processo já não é tão rápido obrigando à execução de determinadas burocracias, que serão executadas em momentos distintos (levando por isso mais tempo), tais momentos incluem: o pedido do certificado de admissibilidade, o depósito do capital social da empresa, a preparação do pacto social, a entrega da declaração de início de atividade, o registo comercial e a inscrição na Segurança Social.

Para a execução de todos estes procedimentos aconselhamos o pedido de ajuda a um contabilista certificado ou advogado.

Para mais informação aceda a https://eportugal.gov.pt/servicos/criar-uma-empresa-online

Fonte: Portal da Empresa

Escolha o mercado de atuação/ defina a sua persona, antes de iniciar o seu negócio quer para venda de produtos ou prestação de serviços, deve sempre definir o seu público-alvo, tendo em conta o âmbito geográfico, rede de vendas, tipo de cliente e tipo de artigo ou serviço. A indefinição pode conduzi-lo a sérios problemas.

A definição da persona está de certa forma ligada ao marketing digital, mas não só! Ao criar uma persona você está a criar uma personagem, para cada tipo de cliente, não ter um direcionamento exato é como andar à “deriva”.

Torna-se crucial conhecer bem as pessoas a quem pretende levar o seu produto ou serviço:   idade, sexo, profissão, poder de compra, nível de educação, hábitos de consumo, entre outros… pode parecer irrelevante, mas faz todo o sentido conhecer bem o seu público-alvo, para que possa direcionar o seu marketing.

O verdadeiro benefício consiste na possibilidade de identificar quem realmente é o seu público, conseguindo identificar a quem se adequa efetivamente o seu produto, artigo ou serviço. Vá mais longe e identifique também quais as características mais específicas como necessidades, desafios e objetivos desse público-alvo.

Estude, faça pesquisas e se entende que precisa de ajuda recorra a um especialista de marketing digital.

Investimento inicial para a criação da empresa, consiste no valor total necessário para a abertura do negócio, ou seja, o mínimo de investimento necessário para tirar a sua ideia do papel.

Daí a importância da existência de um plano de negócios, para que possa ter ideia de quando o seu negócio pode começar a dar lucro e a gerar liquidez e de quanto precisa para criar a sua empresa e ela começar a operar. Através deste planeamento vai perceber se precisa do apoio de terceiros como por exemplo, solicitar um empréstimo bancário ou um empréstimo de sócios.

No caso de necessitar de um empréstimo bancário o recurso a um especialista financeiro na área do crédito, designado por Intermediário de Crédito, torna-se uma mais-valia, pois o mesmo irá tratar-lhe de toda a burocracia ao mesmo tempo que procura por si a solução mais rentável, por forma a pagar mensalmente o” menos possível” pelo seu crédito, sendo o seu serviço gratuito.

 

Deixe um comentário