Euribor é a forma abreviada de European Interbank Offered Rate, ou seja, é  uma taxa de referência, que se baseia na média dos juros praticados por um conjunto de bancos, para fazer face às suas  necessidades de financiamento, mediante o pagamento de uma determinada taxa de juro na zona euro.

O valor é definido diariamente pela Federação Europeia de Bancos e respeita a vários prazos, desde uma semana, um mês, três meses seis meses e doze meses.

A Euribor existe desde 1999. Foi criada com a introdução do Euro como moeda única.

Se tem ou pretende ter um Crédito Habitação, já ouviu certamente falar da Euribor, bem como do seu reflexo na prestação mensal a pagar.

As oscilações face a eventuais subidas ou descidas refletem-se na prestação mensal que tem ou possa vir a ter com o seu Crédito Habitação, principalmente se este foi contraído com taxa variável.

De facto, a Euribor ainda continua em terreno negativo, embora haja previsões para subida da mesma ainda durante o ano de 2022, podendo mesmo entrar em território positivo. São previsões onde muitos analistas financeiros debatem a relevância de uma possível subida dentro do orçamento familiar.

Surgindo também a dúvida para muitos dos futuros “mutuários” que pretendem contratar um empréstimo habitação ainda durante o ano de 2022. Devo optar por uma taxa de juro fixa ou variável ?

Fale com o nosso parceiro DS Intermediários de Crédito Viseu Quinta del Rei, para ser acompanhado, por forma a  encontrar uma solução ajustada à medida da sua capacidade financeira.

Deixe um comentário