De acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 81-C/2017 a atividade de intermediação de crédito consubstancia a apresentação ou mesmo a proposta de contratos de crédito aos consumidores, com o intuito de encontrar a solução mais adequada ao perfil do consumidor em específico.

Os Intermediários de Crédito tratam do processo de concessão de crédito, contudo não são estes que concedem o financiamento (crédito), mas sim a instituição ou instituições de crédito que representam.

A atividade de Intermediação de Crédito, traduz-se na emissão de recomendações personalizadas sobre contratos de crédito.

Quais as vantagens de recorrer a um Intermediário de Crédito?

– Procura personalizada da solução: O Intermediário de Crédito procura a solução, que melhor se adequa ao consumidor, de forma individualizada, considerando especificamente a solvabilidade individual ou do agregado familiar.

– Maior oferta de soluções: O Intermediário de Crédito irá procurar várias soluções junto das várias entidades bancárias parceiras, para encontrar a solução que mais se adequa ao cliente.

– Maior capacidade de negociação: Sendo a Intermediação de Crédito a sua atividade, e uma vez que tem protocolo (se vinculado) com várias entidades, terá condições para negociar condições bem mais favoráveis.

– Poupança de tempo: Consegue poupar tempo ao cliente, pois o cliente apenas terá de entregar a documentação necessária, para que o Intermediário de Crédito dê andamento ao processo de procura da solução idealizada pelo cliente.

Quem remunera o Intermediário de Crédito?

Os Intermediários de Crédito Vinculados e os Intermediários de Crédito a Título Acessório apenas podem ser pagos pelas entidades mutuantes, com as quais têm vínculo, não podendo receber dos clientes, qualquer pagamento pelo exercício da atividade de Intermediação de Crédito.

Já os Intermediários de Crédito Não Vinculados, apenas podem ser pagos pelos seus clientes.

Para exercer esta atividade é necessário ser autorizado pelo Banco de Portugal, a lista dos Intermediários autorizados está disponível AQUI.

Deixe um comentário