Um fiador é uma garantia adicional a apresentar ao banco, habitualmente familiar muito próximo de quem pede o empréstimo e que é responsável pelo pagamento do crédito, caso o titular não consiga cumprir o pagamento das prestações. Se por porventura o titular entrar em incumprimento, não pagando regularmente as prestações do financiamento, a entidade bancária poderá ir junto do fiador exigir o cumprimento da dívida contraída.
O que é um avalista?
Um avalista é alguém que se "responsabiliza pelo pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular da mesma, através de letras ou livranças". A principal diferença é que o avalista fica responsável apenas pelo total da dívida, não lhe podendo ser exigido o pagamento de juros ou multas.
O aval é mais comum no caso de financiamento de pessoas coletivas (empresas e outras organizações). A maioria dos avais são dados pelos sócios e/ou administradores para garantir dívidas das respetivas empresas. Isso acontece porque o aval serve de garantia de pagamento da dívida, permitindo ao credor executar o património pessoal do avalista (administradores ou gerentes e/ou sócios) em caso de incumprimento.