“No Poupar é que está o ganho”. Nos tempos que correm é bastante importante fazer uma melhor gestão do orçamento familiar, principalmente no atual contexto em que se prevê uma subida generalizada dos preços.

Conheça algumas dicas para gerir melhor o orçamento familiar:

  1. Registe as suas despesas:

Um dos principais passos para reduzir despesas passa por perceber os ganhos e onde está a gastar o dinheiro. Um excelente aliado, pode passar por utilizar um documento excel para fazer esse registo, ou utilizar aplicações criadas para esse feito, tais como Boonzi, Money Wise, Spending Tracker.

  1. Analise que gastos pode cortar:

Após o registo das entradas e saídas de dinheiro, o passo seguinte passa por identificar quais são as despesas mensais obrigatórias que podem ser negociadas e se existem melhor soluções do mercado, por exemplo telecomunicações, seguros ou crédito habitação. Também deverá analisar quais são as despesas não necessárias e que podem ser cortadas.

  1. Poupe nos custos de energia e combustíveis:

Com a aumento generalizado dos preços do gás e da eletricidade, analise como pode poupar nos consumos energéticos e encontre alternativas. Por exemplo, para manter a sua casa quente de forma mais económica e sustentável, verifique o isolamento das janelas e das portas.

  1. Procure alternativas ao carro:

Sempre que possível, dê preferência à utilização dos transportes públicos, ande a pé ou recorra a algumas das atuais formas de deslocação mais ecológicas, como a bicicleta ou a trotinete.

  1. Pense:

Será que necessita dessa compra? Deve pensar nisso antes de qualquer compra. Compre apenas o que realmente necessita. Evite compras por impulso.

Deixe um comentário