Um crédito habitação é um empréstimo para a aquisição de um imóvel através de um contrato de crédito entre uma instituição financeira registada no Banco de Portugal e uma (ou mais) pessoas. Nesse contrato, cuja elaboração está atribuída ao Banco, ficam descritas as obrigações de ambos os intervenientes, assim como os direitos.
Pode ser solicitado com taxa fixa ou variável e o prazo máximo, segundo o Banco de Portugal, é de 40 anos. Existem também limites à idade dos titulares no final do crédito, sendo 75 anos o padrão no mercado. Tendencialmente e por imposição das medidas macro prudenciais, o prazo máximo do crédito habitação deverá ser de 30 anos em 2023, pelo que esta altura poderá ser a ideal para equacionar esta mudança.
No que toca às modalidades de reembolso, o empréstimo para comprar casa pode ser realizado com:
– Prestações constantes: neste caso, a prestação mensal terá sempre um valor que pouco se alterará ao longo do prazo do empréstimo;
– Carência de capital: período de tempo durante o qual só se pagam os juros do empréstimo habitação e a prestação fica mais reduzida;
– Diferimento de capital: permite adiar o reembolso de uma parte do capital em dívida para o final do crédito.
Dada a abrangência da oferta, é fundamental analisar todo o mercado e compará-lo detalhadamente para encontrar o banco com o spread mais baixo.