Clientes bancários afetados pela Covid-19 não pagam comissões até junho

Julho 20, 2020 0 Por admin
Para este efeito, é necessário que os clientes bancários enviem ao seu “prestador de serviços de pagamento um documento que comprove que se encontram abrangidos por esta medida”.
 
Os clientes bancários afetados pela pandemia da Covid-19 podem beneficiar de uma suspensão da cobrança de comissões nas transações e serviços digitais até 30 de junho, mas para isso têm de enviar ao seu banco um documento que comprove a situação, anunciou o Banco de Portugal (BdP), esta terça-feira. 
 
“Os clientes bancários que tenham sido afetados com a pandemia da Covid-19 podem beneficiar de uma suspensão de cobrança de comissões relacionadas com a utilização e a realização de operações de pagamento através de canais digitais, designadamente no homebanking ou aplicações de pagamento”, sublinha o supervisor da banca.
 
Para este efeito, é necessário que os clientes bancários enviem ao seu “prestador de serviços de pagamento um documento que comprove que se encontram abrangidos por esta medida”.
A suspensão das comissões aplica-se aos clientes que estejam nas seguintes situações: 
  • Encontram-se em isolamento profilático ou de doença ou em prestação de assistência a filhos ou netos, conforme estabelecido no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março;
  • Foram colocados em redução do período normal de trabalho ou em suspensão do contrato de trabalho, em virtude de crise empresarial;
  • Estão numa situação de desemprego registado no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.;
  • São trabalhadores elegíveis para efeitos de apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente;
  • São trabalhadores de entidades cujo estabelecimento ou atividade tenha sido objeto de encerramento determinado durante o período de estado de emergência.