A diferença entre o cartão de débito e o cartão de crédito é que o de crédito coloca à sua disposição um valor que pode usar de acordo com as suas necessidades, e que pagará posteriormente em prestações, consoante a modalidade acordada. Pode ser um bom aliado em situações de imprevistos ou de compras com um valor maior do que o habitual.
Mas antes de optar por este tipo de produto financeiro deve ter em atenção alguns fatores, tais como:
1. Juros
Os cartões de crédito concedem financiamento gratuito durante um período que varia entre 20 e 50 dias, desde que as despesas sejam pagas a 100% no final desse tempo. Ao saldar as contas às prestações, está sujeito a juros sobre a dívida. As taxas máximas são limitadas pelo Banco de Portugal. Para este primeiro trimestre, o limite está fixado nos 15,7%.
Este é um dos pontos mais importantes no momento de escolher um cartão de crédito, deverá analisar várias possibilidades e as diferentes taxas que as diferentes entidades oferecem.
2. Taxas
Se o que pretende com o uso de cartão de crédito é pagar os valores em dividas em prestações, deverá ter em atenção, não o valor da taxa anual nominal (TAN), mas o da taxa anual de encargos efetiva global (TAEG), que reflete o real custo do crédito, incluindo anuidades e impostos. Opte pela TAEG mais baixa.
Se está interessado em adquirir um cartão de crédito, fale connosco!