No momento de comprar casa e de recorrer ao crédito à habitação a escolha do prazo do crédito torna-se determinante. Efetivamente cada situação carece de uma análise, de acordo com o perfil individualizado de cada preponente conjugado com as medidas macroprudenciais estipuladas pelo Banco de Portugal (BdP), no que concerne ao crédito habitação, não havendo por isso uma resposta única.
O leasing possui características semelhantes às de um empréstimo bancário, mas no fundo o leasing é um aluguer de longa duração, isto porque a locadora disponibiliza ao locatário o uso temporário de um bem, móvel ou imóvel, mediante o pagamento de um valor mensal, assegurando-se a opção de compra caso o locatário assim o entenda, por norma no fim do contrato.
É uma questão bastante recorrente e a resposta é que sim ! De facto, é possível contrair um crédito habitação com apenas um titular, contudo entendemos oportuno efetuar algumas observações: Note que a maioria das entidades bancárias, são bem mais exigentes na solicitação de elementos que comprovem a capacidade de um único titular vir a cumprir com os seus compromissos relativamente ao crédito contraído.
Segundo consta no site (www.aforronet.igcp.pt) o AforroNet é um serviço que o IGCP coloca à disposição dos seus Clientes para efetuarem pedidos de Subscrição de produtos de Aforro em comercialização e de Resgate de Certificados do Tesouro e de Certificados de Aforro da Série E, e Consultas à sua carteira.
Adquirir casa própria significa investimento e poupança, contudo nem todos têm essa possibilidade (rendimento efetivo para proceder à aquisição de um imóvel). Sabemos que comprar casa própria é o sonho de muitos, sendo mesmo um desafio em termos monetários e burocráticos. Passar do sonho à ação é o que leva muito dos Portugueses a poupar e esforçar-se para adquirirem o imóvel que será seu.
Muito se fala da possível subida da taxa Euribor, tal incidência pode afetar o seu orçamento familiar , se eventualmente contraiu Crédito Habitação com taxa variável.
O ABC do Crédito deixa-lhe algumas dicas para contornar esse impacto no seu orçamento familiar:
Uma dúvida bastante recorrente, já que muitos pensam que no momento em que pagam a dívida o seu nome/cadastro fica automaticamente retirado desta lista. Contudo tal não acontece. Passamos a explicar:
É sabido que a frequência do ensino superior acarreta um investimento elevado, recorrer a um financiamento poderá ser uma opção para concretizar este desejo, até porque existem créditos específicos para este fim com condições mais atrativas face a outro tipo de créditos com taxas de juro mais baixas e com possibilidade de usufruir de um período de carência enquanto está a estudar. Conheça as opções disponíveis: