Crédito Automóvel

Trata-se de um crédito destinado à aquisição de automóvel ou de outros veículos, novos ou usados, por pessoas singulares, fora do âmbito de atividades comerciais ou profissionais.

O montante , bem como a duração  (máxima de 10 anos ), são  estipulados no respetivo contrato de financiamento.

Por ser enquadrável dentro do regime do crédito aos consumidores, está sujeito ao um conjunto de normas que devem ser respeitadas , sendo que as instituições de crédito, não podem conceder crédito automóvel com as TAEG (Taxas Anuais de Encargos Efetivas Globais), superiores ao valor máximo em vigor.

As taxas máximas são fixadas em função da modalidade do crédito automóvel e da opção por parte do cliente por carro novo ou usado.

O cliente deve avaliar e conhecer sempre diversas propostas de financiamento:

- Crédito automóvel com reserva de propriedade, em caso de incumprimento do pagamento das mensalidades do crédito, prevalece o direito de a instituição de crédito assumir a propriedade do automóvel financiado. Contudo o automóvel fica registado em nome do cliente.

- Crédito automóvel sem reserva de propriedade, nesta modalidade de financiamento, não há lugar à reserva de propriedade do automóvel, podendo a instituição de crédito exigir outro tipo de garantia, como uma fiança. Também nesta modalidade o automóvel fica registado em nome do cliente.

-Locação financeira (leasing), é uma modalidade de financiamento através da qual a instituição de crédito (locadora) cede ao cliente (locatário) a utilização temporária de um automóvel, em contrapartida do pagamento de uma renda mensal. Contudo no final do contrato, o cliente poderá  optar pela aquisição do automóvel , mediante o pagamento do valor definido no contrato , designado por valor residual. Contudo a propriedade do veículo durante a vigência do contrato pertence à instituição de crédito.

- Aluguer de longa duração (ALD), é uma modalidade de financiamento em que a instituição de crédito vai ceder  temporariamente a utilização de um automóvel ao cliente, mediante o pagamento de uma renda mensal. Contudo no momento da contratação, o cliente compromete-se a comprar o automóvel, quando  finalizar o prazo do aluguer. A propriedade do veículo durante a vigência do contrato é da instituição de crédito.