5 aspetos a considerar antes de pedir um empréstimo

5 aspetos a considerar antes de pedir um empréstimo

Janeiro 20, 2021 0 Por admin

Comprar uma casa, adquirir um carro, investir num negócio próprio ou simplesmente fazer uma remodelação no quarto dos seus filhos… São muitos os motivos para pensar em pedir um empréstimo.

A verdade é que contratar um crédito – especialmente se tiver um valor avultado, como a compra de um imóvel – é um dos maiores compromissos que terá na vida. Por isso, este deve ser um passo cauteloso e ponderado, dado o peso considerável que terá no seu orçamento familiar durante alguns anos.

Assim, antes de pedir um empréstimo, convém estar atento às seguintes questões:

 

1. Avalie se tem condições para recorrer a financiamento

Antes de iniciar o pedido de crédito, seja qual for a finalidade, convém analisar devidamente as suas finanças e perceber se é a melhor altura para avançar. Para pedir um empréstimo, é importante, por exemplo, auferir de um rendimento estável, para evitar o risco de incumprimento. Esta será um fator tido em conta pelas instituições concessoras de crédito.

 

2. Consulte várias propostas antes de pedir um empréstimo

No momento de pedir um empréstimo, é importante comparar diferentes propostas para poder optar pela melhor. Peça a ajuda de um intermediário de crédito para recolher propostas junto de várias instituições. Este profissional conhece o mercado como ninguém e encontrará opções que se adequam às suas necessidades (com a enorme vantagem de negociar as melhores condições).

Numa fase posterior, o intermediário de crédito será seu aliado na escolha do melhor contrato de crédito. Lembre-se que analisar condições de financiamento não é um processo simples, pelo que não deve ser encarado de ânimo leve. Há imensos fatores a ponderar e uma ajuda especializada é sempre bem-vinda!

 

3. Tenha atenção a todos os termos do contrato

Antes de assinar o contrato de crédito, leia com atenção todas as informações que constam do mesmo. Quando pedir um empréstimo, confira quanto e quando é que vai pagar e quais as condições. Pense não apenas no presente, mas também no futuro. É muito importante estar a par de tudo o que consta do contrato para saber exatamente com o que contar.

 

4. Analise as taxas de juro

Além de saber o valor das prestações que terá de pagar e a data das mesmas, é essencial conhecer as taxas de juro e spread a aplicar quando pedir um empréstimo. No fundo, os juros são o valor que pagará a mais pelo dinheiro emprestado.

Saiba que pode optar por uma taxa de juro fixa, variável ou mista, dependendo da sua preferência. O crédito pode ainda estar indexado à Euribor a 3, 6 ou 12 meses.

 

5. Tente perceber quais os custos adicionais

Muitas vezes, quando pedimos um empréstimo, há uma série de custos adicionais, como comissões e impostos que poderão agravar consideravelmente o valor a pagar. É por isso que é tão importante ler todas as linhas do seu contrato, sobretudo as famosas “letras pequenas”.

O imposto de selo é um dos custos mais comuns. Já no caso dos créditos à habitação, o ato da escritura costuma ditar o pagamento de quantias consideráveis, que devem ser tidas em conta no seu orçamento familiar.

 

No ABC do Crédito, temos parceiros empenhados em ajudá-lo a encontrar a melhor alternativa para o seu crédito. Por isso, se estiver a pensar pedir um empréstimo, visite o nosso site para aceder a mais informação útil. Pode também deixar-nos os seus dados para ser contactado pelo nosso parceiro.